Folha do Valentina Figueiredo: Valentina Figueiredo (João Pessoa) é um dos mais importantes bairros da zona sul da capital paraibana, dispondo de diversos estabelecimentos comerciais e várias escolas

0

Valentina Figueiredo é um bairro da Zona Sul do município de João Pessoa, Paraíba.[2]

É um dos mais importantes bairros da zona sul da capital paraibana, dispondo de diversos estabelecimentos comerciais e várias escolas. É um bairro bem localizado, vizinho ao bairro de Mangabeira (grande centro de comércio e serviços da Zona Sul) e próximo a praias como Barra do Gramame e Praia do Sol. Também está próximo a faculdades/universidades como a UNIPÊ, a UFPB e a FACENE/FAMENE.

Possui uma grande área de influência nos bairros vizinhos, pelo que algumas comunidades como o Parque do Sol (localizado em Gramame) e até alguns bairros como Paratibe, Muçumagro e Planalto da Boa Esperança são frequentemente considerados como partes do Valentina.[carece de fontes]

Transporte Público

No âmbito do transporte público, o Valentina é atendido por 14 linhas de ônibus, que ligam o bairro a diversas regiões da cidade, possui um terminal de ônibus (próximo ao 5º BPM) e um Terminal de Integração. A maioria das linhas são operadas pela Viação São Jorge, empresa bastante criticada pela má prestação de serviços, as empresas Trans. Nacional e Santa Maria Também possuem algumas linhas que atendem ao bairro.

  • Linha 118 (Paratibe) – Linha da Viação São Jorge que apesar de ter seu terminal localizado no bairro vizinho trafega em parte do Valentina, passando também pela Integração do Valentina e passa por bairros como Geisel, Cruz das Armas, Centro e se dirige ao terminal de Integração do varadouro.
  • Linha 120 (Parque do Sol) – Linha da Viação São Jorge, também tem o terminal localizado em um bairro vizinho, mas atende parte do Valentina. Esta linha trafega por bairros como Monsenhor Magno (popularmente conhecido como Mussumago/Muçu Magro), Parque do Sol, Novo Milênio, Boa Esperança, Novo Geisel, Cruz das Armas e Centro, esta linha não passa na integração do Varadouro.
  • Linha 7118 (Mussumago/Acesso Oeste) – Linha da Viação São Jorge com terminal em Monsenhor Magno e atende apenas parte do bairro, esta linha realiza a ligação direta entre a Integração do Valentina e o terminal de Integração do Varadouro por meio da BR-230 e Acesso Oeste.
  • Linhas 1519 e 5120 (Valentina/Epitácio/Cruz das Armas) – Estas linhas são uma espécie de semi-circular, São umas das poucas que atendem de fato toda a extensão do bairro, ambas utilizam o terminal de ônibus próximo ao 5º BPM. A linha 1519 atende, respectivamente, o bairro do Valentina, Geisel, (Av.)Cruz das Armas, Centro, Parque Solón de Lucena, Av. Epitácio Pessoa, Castelo Branco, UFPB, UNIPE, Centro Administrativo Municipal e Retorna ao Bairro do Valentina. A linha 5120 faz o percuso oposto ao 1519.
  • Linha 2300 (Circular) – Linha da Viação São Jorge que atende toda a extensão do bairro, atendendo Valentina, Integração do Valentina, Geisel, Cristo, Rangel, Centro, Terminal de Integração do Varadouro, Av. Dom Pedro II, UFPB, Bancários e a Av. Josefa Taveira em Mangabeira. Também utiliza o terminal de ônibus próximo ao 5º BPM.
  • Linha 3200 (Circular) – Esta linha faz o mesmo percurso da linha 2300, porém tem 3 diferenciais, primeira mente o terminal da linha fica no bairro do Cristo, a linha não passa pela Integração do Valentina e é operada pela empresa Trans. Nacional.
  • Linhas 1500 e 5100 – Linhas circulares que trafegam pelo bairro fazendo a ligação com bairro como, Bairro do Geisel, Bairro do Valentina, Bairro de Mangabeira, Bairro dos Bancários, UFPB, Hospital Universitário, Bairro do Castelo Branco, Av. Ruy carneiro, Bairro de Manaíra, Retão de Manaíra, Manaíra Shopping, BR-230, Hospital de Emergência e Trauma, Av. Epitácio Pessoa, Centro, Av. Cruz das Armas, BR-101 (Gauchinha), Bairro Costa & Silva, Ernâni Sátiro, Bairro dos Funcionários e Grotão. São consideradas as maiores linhas de ônibus da capital e uma única viagem pode durar até 2 horas e 30 minutos e ambas são operadas pela empresa Trans. Nacional.
  • Linha I-004 (Praia do Sol) – Linha da Viação São Jorge que liga o Terminal de Integração do Valentina a Praia do Sol.
  • Linha I-008 (Nova Mangabeira/Mussumago) – Linha que faz a interligação entre a Integração do Valentina e os demais terminais de ônibus da região, como o terminal de Mangabeira IV, Terminal da PB-008 e o Terminal do 5º BPM). Também é operada pela Viação São Jorge.
  • Linha I-009 (Boa Esperança) – Linha compartilhada entre as empresas Viação São Jorge e Santa Maria Transportes e que realiza a ligação entre o terminal de Integração do Valentina ao Planalto Boa Esperança e parte do Colinas do Sul.
  • Linhas 9901 e 9902 – Linhas operadas pela Santa Maria Transportes e Trans. Nacional, respectivamente, tais linhas foram criadas recentemente para fazer a ligação entre o bairro do Valentina ao Mangabeira Shopping, atendendo também Mangabeira IV (Av. Josefa Taveira) e Mangabeira III (Av. Alfredo Ferreira da Rocha).
  • Linha T004 (Tetéu/Paratibe – Mussumago) – Linha noturna que opera apenas durante a madrugada atendendo parte do Valentina.
  • Linhas (011 e T013) (Tetéu/Circular – Integração) – Estas linhas operam o mesmo percurso das linhas 1500 e 5100, porém apenas na madrugada.
ZonaZona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 – Bairro do Brasil22,452[1]
 – Urbana22,452
 – Rural0
 – Homens10,463
 – Mulheres11,989
Rendimento médio mensalR$ 15

Fonte: pt.wikipedia01

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado