Todas as salas de vacina da rede municipal de saúde abrem neste sábado

0

Por Ascom/SMS

Com intuito de ampliar a assistência aos usuários da rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) abrirá todas as salas de vacinas neste sábado (16), último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. As Unidades de Saúde da Família (USF) irão funcionar no período das 8h às 12h, atendendo à população que integra os grupos prioritários.

A campanha de vacinação teve início no dia 23 de abril, com a meta de imunizar 176 mil pessoas na Capital, o que corresponde a 90% da população considerada grupo de risco. “A abertura dos serviços no final de semana é um esforço das equipes para imunizar o maior número de pessoas possível. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e garante proteção às pessoas com mais risco de desenvolverem a forma grave da doença”, explicou coordenador de Imunização da SMS, Fernando Virgolino.

Compõem o público-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional. Para ser vacinado, é preciso comprovar que está inserido em um dos grupos.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Dados – Segundo a Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, este ano já foram notificados 326 casos de síndromes gripais em João Pessoa. Destes, 15 casos foram confirmados como Influenza A e um caso confirmado como infecção pelo metapneumovírus humano, que causa infecções das vias respiratórias superiores.

O coordenador de Imunização da SMS destaca que a vacinação é a melhor forma de fortalecer a prevenção das doenças imunopreviníveis, evitando as internações e mortalidade ocasionadas pelo vírus da Influenza. “É muito importante tomar a vacina anualmente porque há mudança no vírus da gripe que está em circulação no período”, afirmou.

Cuidados básicos – Contudo, Daniel Batista aconselha alguns cuidados básicos que as pessoas devem ter para evitar o contágio. “É preciso ter cuidado ao dividir espaços públicos, como ônibus, trem, avião ou até com aperto de mão. Tocar em objetos de uso comum como teclados e mouse nos locais de trabalho também traz riscos. Por isso, é preciso evitar levar a mão à boca ou ao nariz, após tocar objetos de uso comum, devendo sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel”.

O vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz e boca), que constituem uma barreira de proteção para vírus e outros micro-organismos. A ingestão de grande quantidade de água hidrata a mucosa e ajuda a combater o vírus.

Prática regular de exercícios físicos fortalece a imunidade do organismo. Com a prática de atividades, o corpo produz mais secreções nasais, o que ajuda na eliminação dos agentes agressores das fossas nasais, impedindo que atinjam os pulmões. Também é importante evitar ambientes secos e frios, fechados e com muitas pessoas, e manter a casa ou local de trabalho limpos e arejados.

Fonte: Secom/PB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2019 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA