Atividades físicas e serviços marcam Dia da Mulher na Academia da Saúde do Geisel

0

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa prepararam uma programação especial na Academia de Saúde do Geisel em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento segue até às 16h desta quarta-feira (8), mas outros serviços da rede municipal também promovem ações para o público feminino durante todo o dia e o resto da semana.

Para a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, as academias de saúde são os locais mais indicados para celebrar a data, pois trabalham a prevenção e promoção da saúde de diversas formas. “É um lugar onde a mulher pode descarregar o estresse da rotina diária por meio das atividades físicas”, afirmou.

“A mulher costuma se cuidar não só quando está com algum problema de saúde, mas tem um cuidado preventivo bem maior que o homem. Além do cuidado pessoal, ela ainda leva esse cuidado para a família, sendo uma fonte multiplicadora dos nossos serviços de saúde”, completou Ana Giovana.

Na programação, as mulheres têm acesso a serviços como aferição de pressão arterial, aulas de aeróbica, alongamento e dança, auricoloterapia, orientações nutricionais, testes rápidos para AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, orientações para planejamento familiar e prevenção de DSTs, orientações com fonoaudiólogo, tratamento de pele com argila, requisição de mamografias e exames clínico das mamas e citológico e atendimento odontológico.

Uma das pessoas que compareceu ao evento e fez uma revisão geral nos dentes foi a aposentada Laura da Silva, de 70 anos, que é usuária assídua dos serviços da academia da saúde. “Aqui eu faço aeróbica e pilates. Antes da academia eu sentia dores e tomava medicamentos, agora não sinto nenhuma dessas dores e me sinto muito mais saudável”, disse.

Assim como ela, a professora Maria de Fátima da Paz, 59 anos, também é usuária da Academia da Saúde do Geisel desde a inauguração e também esteve presente nas atividades do Dia da Mulher. “Venho duas vezes por semana e gosto muito do trabalho que é desenvolvido pelos profissionais diariamente e não só em datas comemorativas”, afirmou.

Outras atividades – Além da atividade na Academia da Saúde, diversos serviços da rede municipal de saúde também estão com programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher durante a semana. Unidades de Saúde da Família (USF) estão ofertando às usuárias atividades de promoção à saúde.

A partir das 14h desta quarta (8), profissionais Serviço de Assistência Especializada (Sae) em HIV-Aids estarão no Parque da Lagoa com atividades de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar, a programação inclui uma roda de conversa sobre DSTs, oficina de beleza e um lanche coletivo.

Já na quinta-feira (9), a partir das 8h, a USF Cruz das Armas VI e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ofertarão uma manhã com atividades físicas, auricoloterapia, orientações de autocuidado, saúde bucal e palestras voltadas ao público feminino.

No Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, a programação se estende por todo o mês. Nesse período, terapias coletivas como Biodança, Tai Chi Chuan, Constelação Familiar, Meditação, Permacultura e outras vão trabalhar temas e desenvolver práticas voltadas para a promoção da saúde e a valorização da mulher.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado