BB disponibiliza R$ 12 bilhões para pré-custeio, volta a apoiar cultura da cana-de-açúcar e se consolida como banco do agronegócio

0

Apresentação do ‘Investe Agro’ e do custeio antecipado foi feito hoje (09),

 durante evento direcionado a produtores rurais da Paraíba, na Asplan
A importância do Banco do Brasil na vida do agricultor, como o principal agente fomentador de investimento, foi ressaltada hoje (09), durante evento que reuniu produtores canavieiros, dirigentes do Banco, representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao Agronegócio. Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), foi feita a apresentação  do Custeio Antecipado, que dispõe de R$ 12 bilhões para investimento da safra agrícola 2017/2018,  e o lançamento do ‘Investe Agro’, uma linha de crédito da instituição destinada ao financiamento de máquinas e equipamentos novos e usados, nacionais e importados, que abrange uma linha de itens financiáveis bem variada.

O diretor tesoureiro da Asplan, Oscar Gouvêa, foi um dos que reforçou a satisfação dos produtores em ter o Banco de Brasil, após um hiato de quase dez anos, como principal fomentador do desenvolvimento da cultura canavieira. “A participação do Banco do Brasil na vida do produtor é histórica e é de uma dimensão enorme, pois ela se constitui na mola propulsora de um incentivo seguro e certo, de forma que estamos muito felizes com essa disponibilidade de novos recursos, principalmente, direcionados a cultura da cana-de-açúcar”, destacou Oscar.

O presidente da Asplan, reiterou a importância da parceria BB/Asplan, enaltecendo o destaque do setor na economia local. “A cultura da cana-de-açúcar representa  33% do PIB agrícola do estado, é a que mais emprega no campo, mas precisa de incentivo para continuar produzindo”, disse Murilo. O chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, João Ágrima, que representou o secretário Rômulo Montenegro na ocasião, enalteceu as ações do estado no setor agrícola, reforçando a importância da cultura canavieira no desenvolvimento da Paraíba.

A Superintendente Estadual do BB na Paraíba, Maristela de Oliveira Salles, destacou que a principal atividade agrícola impactada pelo pré-custeio no estado é, sem dúvida, o setor canavieiro e que o Banco tem o objetivo de se consolidar no papel de principal agente financeiro do agronegócio no país, onde atualmente responde por 61% da participação no setor em nível nacional. Indagada pelo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, sobre como se dá o direcionamento de projetos de assistência técnica do banco, a superintendente reiterou que o BB não interfere nesse processo, apenas exige que o projeto seja encaminhado por um agente que tenha credenciamento junto à instituição, como é o caso da Asplan. Neste aspecto, o presidente da Associação, lembrou que o consultor Cristiano Aguiar, especialista em Finanças Corporativas e Bancárias e gestão empresarial, está à disposição dos associados da Asplan para orientar na elaboração de projetos e sugerir os encaminhamentos necessários para ter acesso ao crédito disponibilizado pelas instituições bancárias.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, enalteceu ainda a importância dos esclarecimentos sobre as novas linhas de crédito, agradeceu a participação dos dirigentes e gerentes do Banco do Brasil e alertou os associados para a importância de atualizarem seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Como foi dito aqui hoje, uma das exigências do Banco para o acesso aos recursos para investimento na agricultura empresarial é a questão das licenças ambientais. Apesar de ainda ter um certo tempo para o fim do prazo para regularização do CAR, é importante que quem ainda não finalizou seu processo não deixe para última hora”, disse ele, lembrando que a Asplan tem um Departamento Técnico à disposição dos associados para orientá-los neste processo. O prazo original para o cadastro era de maio de 2017 e foi estendido para dezembro de 2017. A prorrogação ainda poderá ir até dezembro de 2018, a critério do Poder Executivo.

Fonte: Recebido por e-mail – News Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado