Centenas de mulheres participam de atividades em celebração ao 8 de março

0

Por Eliane Cristina

Centenas de mulheres participaram da feira de serviços e cidadania promovida, nesta quarta-feira (8), pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) para celebrar o Dia Internacional da Mulher. No final da tarde, o show da cantora Renata Arruda encerrou o dia de atividades.

Dentro da programação aconteceu a Feira de Artesanato com a participação dos grupos de mulheres crocheteiras ligadas à SEPPM e as artesãs da Emlur. Elas abriram a exposição nesta quarta-feira (8) e continuam até está sexta-feira (10). Todas as peças estão à venda no estande montado na Praça das Acácias, de frente aos pontos de ônibus do Parque da Lagoa.

Durante toda à tarde de ontem (8), mulheres circularam pelos estandes onde havia serviços de informações sobre saúde, justiça, enfrentamento à violência,Previdência Social e acesso ao Banco Cidadão. Além disso, foi ofertado serviço de beleza, como corte de cabelo, limpeza de pele, esfoliação e hidratação das mãos e aplicação de esmalte nas unhas. Os serviços foram ofertados pelas empresas parceiras: Senac, Instituto Embeleze, Novety, Mary Kay, Racco e Avon.

os serviços de saúde, o destaque ficou por conta das práticas integrativas e complementares ofertadas no local. Muitas mulheres conheceram a auriculoterapia (que usa sementes aplicadas em pontos energéticos na orelha) e massagem quick. A prevenção às doenças sexualmente transmissíveis também atraiu grande público, além da orientação nutricional e sobre saúde bucal.

Nas tendas que abrigaram os serviços ligados aos Direito Civis das mulheres, muita gente aproveitou para tirar dúvidas sobre questões ligadas à violência doméstica e Direito de Família. Além das equipes do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, técnicas da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, da Promotoria e Juizado de Violência Doméstica e Familiar, além de advogadas do Movimento Mais Mulheres da OAB-PB deram suporte às mulheres.

Além desses serviços, também estavam disponíveis informações sobre Previdência Social e o ônibus do Banco Cidadão, onde era possível fazer o pré-cadastro para obtenção de microcrédito.

Durante toda a tarde grupos culturais movimentaram a Praça das Acácias, no Parque da Lagoa, começando pela Banda 5 de Agosto. O grupo de atividade física do NASF, do Distrito de Saúde IV, além do grupo de Zumba Dance Aê, do Centro de Juventude do bairro Funcionários, animou os presentes e estimulou atividades físicas. O evento teve ainda apresentação do grupo de xaxado e do projeto de arte-educação da Emlur, com os Catadores de Arte.

Foram parceiras da Secretaria de Mulheres nas atividades as secretarias de Saúde; Educação; Habitação Social; Desenvolvimento Social; Juventude, Esporte e Lazer; Seinfra, Seman, Emlur e Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial. Além da Funjope, Ouvidoria Municipal, IPM, Banco Cidadão e Orçamento Participativo.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado