CMJP homenageia personalidades e entidades que lutam pelos direitos das mulheres

0

A homenagem aconteceu em sessão especial relativa ao Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março

TEXTO DE Damião Rodrigues FOTOS DE Olenildo Nascimento

Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) reconheceu, na tarde desta terça-feira (7), a relevante contribuição de 12 mulheres e 4 entidades na luta pela equidade de gênero e direito das mulheres com a entrega do Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra. A homenagem aconteceu em sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A solenidade e as homenagens foram propostas pelas vereadoras da Casa: Sandra Marrocos (PSB), Helena Holanda (PP), Eliza Virgínia (PSDB) e Raíssa Lacerda (PSD).

Para a escolha das pessoas e entidades a serem homenageadas, foi criada uma comissão formada por integrantes da sociedade civil para sugerir personalidades e/ou instituições que se destacaram na luta pelo direito das mulheres.

A comissão chegou ao nome do Centro da Mulher 8 de Março, Marcha Mundial das Mulheres, Associação de Artes Sereia da Penha e União Brasileira de Mulheres; e das mulheres: a vice-governadora Ana Lígia Costa Feliciano; a cantora e escritora Carmoniza Duarte de Holanda, mãe da vereadora Helena Holanda; a presidente da Associação das Artesãs Sereias da Penha, Joseane Izidro da Silva; a deputada estadual Estelizabel Bezerra de Souza (PSB); da coordenação municipal de Enfrentamento à Violência das Mulheres, Liliane de Oliveira; militante dos direitos das mulheres Sebastiana de Andrade Fidelis; vice-presidente da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Carolina Vieira dos Santos; gerente do Instituto de Polícia Científica (IPC), Gabriella Henriques de Nóbrega; representante da Luta por Moradia Lúcia Andreia; representante do Coletivo Feminista Santo Dias Socorro Bezerra; presidente do Instituto Paraíba Nossa Terra, Nilda Passoni; e a servidora do Centro de Referência em defesa da Mulher Maria de Lourdes de Sousa Ferreira.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) destacou que a sessão especial, além de homenagear as mulheres e instituições estava evidenciando a necessidade do debate sobre os direitos das mulheres. “Temos que discutir a retirada dos direitos das mulheres, temos que dizer não à violência contra à mulher e não à reforma da previdência, que não vê a dupla jornada da mulher e aumenta os anos de contribuição”, exemplificou.

A parlamentar ainda fez uma explanação sobre a relevância de ter Ednalva Bezerra como representante de uma Comenda refente a luta pelos direitos das mulheres. “Falar de Ednalva é falar de todas nós. Porque Ednalva Bezerra ousou está em todas as frentes, e lutou pelo empoderamento das mulheres e pelos nosso direitos. Ela merece toda honraria e reconhecimento”, comentou.

O vereador Marcos Henriques (PT) falou de sua satisfação em representar os vereadores em momento tão importante para a luta em torno dos direitos das mulheres. Ele enfatizou pontos que ainda precisam ser evoluídos na equiparação de gênero e no direito das mulheres. “Presenciamos o feminicídio, mulheres discriminadas e recebendo 70% do que um homem recebe no mercado de trabalho. Vemos ainda uma proposta de reforma previdenciária atacando direitos já adquiridos. Essa data marca uma semana de luta pelos direitos das mulheres”, destacou Marcos Henriques.

Estiveram presentes também os vereadores: Bruno Farias (PPS), Eduardo Carneiro (PRTB), Fernando Milanez Neto (PTB), Humberto Pontes (PT do B), João Corujinha (PSDC), Léo Bezerra (PSB), Thiago Lucena (PMN), e Tibério Limeira (PSB).

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e das músicas: “Mulher Brasileira”, “Maria Maria”, “Vitoriosa” e “Mulheres do Brasil”.

Fonte: Câmara Municipal de João Pessoa

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado