Deputado festeja chegada das águas do Eixo Leste, em Boqueirão, e sugere que a ALPB faça uma grande ação para cobrar a obra do Eixo Norte

0

    

“Ontem, eu vivi uma cena muito prazerosa, quando estava em Boqueirão, em Cabaceiras, e escutei, no final da tarde, uma verdadeira sinfonia de sapinhos com a felicidade da chegada das águas da transposição no açude Epitácio Pessoa. Se eu senti essa alegria nos ouvidos, por participar daquele momento que a natureza me brindava, por outro lado ficou uma angústia, como sertanejo que sou, por causa da incerteza da chegada das águas no sertão paraibano, por causa da paralisação das obras no Eixo Norte”, destacou o deputado estadual Jeová Campos (PSB), durante discurso na ALPB na manhã desta quinta-feira (20). O parlamentar sugeriu que a ALPB, no âmbito da Comissão Parlamentar da Água, mobilize a sociedade civil organizada para fazer uma inspeção técnica e uma grande ação mobilizadora no Eixo Norte, em Pernambuco.

            “Nós precisamos juntar as forças, as mãos, as mentes, convidar as igrejas, a federação da Indústria, do Comércio, dos trabalhadores da agricultura, as representações civis da Paraíba para fazermos essa inspeção e uma grande mobilização”, disse o deputado que, inclusive, já se antecipou e pediu a sua assessoria técnica para formular um requerimento neste sentido. O requerimento Nº 7.144 não pôde ser votado na sessão de hoje, por falta de quórum, mas deve entrar na pauta do dia da próxima terça-feira (25). “A proposta é começarmos a organizar uma grande caravana, uma ação bonita, que seja capaz de sensibilizar o governo federal. Não adianta irmos meia dúzia de deputados, isso a gente já vem fazendo”, disse Jeová.

Para ele, essa ação se justifica pelo fato de que é necessário pressionar o governo federal para que seja dada a ordem de serviço para a retomada das obras do Eixo Norte, que estão paradas desde julho do ano passado. “É também preciso que se conclua o projeto técnico do Eixo do Vale do Piancó, pois perenizar o Rio Piancó é fundamental para que se possa garantir a situação de Coremas que, este ano, apesar das boas chuvas, está com seu volume bastante baixo. É preciso fazer, daqui para o final de junho, a licitação do canal que liga Caiçara a Engenheiro Ávidos. Então nós precisamos continuar a mobilização, pois ainda faltam essas questões para a chegada das águas no sertão”, afirma Jeová.

Se no Eixo Leste, que é esse do açude Epitácio Pessoa, explica o deputado, a água já chegou, mesmo existindo algumas questões a serem resolvidas, a exemplo das instalações de bombas definitivas, pelo menos, agora eles têm água dentro do açude. “Campina Grande, acredito eu, pelo que eu vi, pelo volume da água que chegou e a tendência é aumentar aquele volume, nos próximos 60 dias, deve se livrar do racionamento. E isso para nós paraibanos, que temos orgulho de Campina, é um prazer muito grande. Mas, é preciso pensar no sertanejo que ainda sofre com a falta de água”, finaliza o deputado.

Fonte: News Comunicação, recebido por e-mail.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado