Emlur faz ‘Operação Limpeza’ nas praias de João Pessoa durante feriadão

0

Por Angela Costa

pessoenses aproveitarem a orla, do Bessa a Praia do Sol. Diante desse cenário a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) mobilizou várias equipes para dar conta de manter as praias limpas. A Operação de Limpeza da Estação Verão/2017 na orla marítima esta atuando desde o inicio da alta estação, no mês de dezembro para dar conta da destinação dos resíduos extras produzidos nesses locais. Durante este período mais 50 agentes intensificam as ações nas praias.

As equipes de limpeza realizam serviços de varrição, catação e coleta de resíduos em todo o percurso, principalmente nas praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa, onde se concentra o maior número de banhistas. O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, reforça a importância da ação. “Praia limpa é sinal de povo educado. Nossas praias são limpas graças à ação dos nossos agentes e a cooperação dos pessoenses e turistas que a cada dia compreendem a importância de mantermos as praias limpas. É um ganho para a população e para o meio ambiente. Por conta disso, nossas praias são as mais limpas do Nordeste”

Segundo ele, a Operação Limpeza das praias foi deflagrada ainda no mês de novembro com o aumento do contingente de agentes de limpeza para atender a demanda de resíduos extra, reforçando as equipes fixas já existentes responsáveis pela manutenção diária de varrição, catação e coleta de resíduos na faixa de areia, ciclovia, calçadão, bem como nas avenidas e ruas paralelas e transversais. Além de mais agentes, foram instaladas novas papeleiras nos postes e na faixa de areia e disponibilizados contentores móveis para eventos de grande porte.

A Emlur conta ainda com os serviços diários de coleta domiciliar, que em alguns pontos realiza a coleta mais de uma vez por dia devido o aumento da produção de resíduos em bares, restaurantes e hotéis. De acordo com o Departamento de Apoio Técnico e Planejamento da Emlur, a coleta domiciliar na “baixa estação” registra por mês nos bairros das praias cerca de 3.500 toneladas. Na “alta estação” salta 15%, ou seja, 500 toneladas a mais por mês. A coleta na faixa de areia e no calçadão é em torno de 8%. No Verão sobe para aproximadamente 12%. Plástico, garrafas de pets (água mineral e refrigerante), papéis, cocos verdes, latas de cervejas e refrigerantes entre outros, são os resíduos mais comuns.

Carnaval Tradição – equipes da Emlur também estão realizando os serviços de limpeza, antes, durante e após o Carnaval Tradição, que acontece na avenida José Américo de Almeida (Beira Rio).

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado