Feira de serviços e cidadania marca o Dia Internacional da Mulher

0

Por Eliane Cristina

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), promove na nesta quarta-feira (8), feira de serviços, cidadania e cultura para marcar o Dia Internacional da Mulher. Com o título “Mulheres no Parque da Lagoa: fazendo história em João Pessoa”, o evento é organizado pela SEPPM, e acontece no Parque da Lagoa Solon de Lucena, das 14h às 17h. As mulheres da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também são parceiras das atividades e farão uma caminhada no Parque da Lagoa.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres,  Adriana Urquiza, a atividade será realizada em parceria com várias secretarias municipais que efetivam as políticas públicas para as mulheres na gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Essas políticas vão desde questões que abordam a violência contra a mulher, passando por educação, habitação, trabalho e saúde

“As políticas adotadas para as mulheres são fruto da intersetorialidade dentro da Prefeitura de João Pessoa, não apenas restrita a Secretaria de Mulheres. Assim conseguimos atender as demandas das pessoenses. A luta pela igualdade de gênero passa pelo enfrentamento à violência, geração de renda, política habitacional e garantia de direito à saúde e educação. São esses os pilares das políticas públicas adotadas pela gestão Luciano Cartaxo no município”, enfatizou Adriana Urquiza.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher e dar visibilidade às políticas implantadas pela PMJP, a feira de serviços terá a participação das secretarias de Saúde; Educação; Habitação Social; Desenvolvimento Social; Juventude, Esporte e Lazer; Seinfra, Semam e Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT e da Igualdade Racial. Também estão integrados ao evento a Funjope, Ouvidoria Municipal, Banco Cidadão e Orçamento Participativo.

Doze tendas serão instaladas na Praça das Acácias (de frente aos pontos de ônibus) e abrigarão diversos serviços como orientações sobre Saúde, com aferição de pressão arterial e práticas integrativas com terapeutas hospedagem wordpressholísticos do Cepics Canto da Harmonia. Orientação sobre Previdência Social (INSS), acesso ao crédito via Banco Cidadão, informações sobre Habitação Social, distribuição de mudas de árvores. No local estarão também assistentes sociais e psicólogas que atendem no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, além de representantes da Promotoria e Defensoria Pública da Mulher e Juizado de Violência Doméstica e Familiar, que estarão à disposição para dar orientações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Na parte cultural haverá a apresentação da Banda 5 de Agosto e de grupos de zumba, maculelê e xaxado. O período da tarde conta ainda com apresentação do grupo Catadores de Arte, da Emlur. A programação será encerrada com show da cantora paraibana Renata Arruda, às 17h, no Parque da Lagoa.

Artesanato – Ainda como parte da programação do Dia Internacional daMulher, promovida pela SEPPM, acontece exposição de artesanato feito pelas mulheres da Emlur e vinculadas aos programas de geração de emprego e renda da Secretaria de Mulheres. Elas vão expor peças em diversos materiais que estarão à venda no local.

Fonte: PMJP

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado