Folha do Valentina Figueiredo: População aguarda ansiosa inauguração da UPA do Valentina Figueiredo

0

Seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Essas são algumas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída no Valentina Figueiredo, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), cujas obras já estão em fase de finalização e que vai beneficiar também milhares de moradores dos bairros e comunidades que circundam a localidade.

Funcionando 24 horas por dia, durante toda a semana, a perspectiva é que a unidade atenda uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, recebendo toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Ortotrauma de Mangabeira.

Segundo o secretário de Infraestrutura do Município, Cássio Andrade, a unidade representa uma grande conquista, onde a comunidade só tem a ganhar. “A construção da UPA representa o comprometimento da administração municipal em garantir mais qualidade de vida à população. A saúde é um ponto de fundamental importância para a qualidade de vida das pessoas. Com a UPA a PMJP oferece, dessa forma, um melhor serviço em saúde para a comunidade, que terá atendimento mais rápido e de qualidade”, frisou o secretário.

Por dia deverão ser realizados, aproximadamente, 400 atendimentos na unidade, garantindo melhor atenção e atendimento em saúde para a população. Gente como a trabalhadora Rosângela Martins, moradora do Valentina, que não vê a hora da unidade começar a funcionar. “O meu pai é idoso e além de problemas cardíacos tem Mal de Parkinson. Com a UPA, com certeza ele terá um melhor atendimento, o que vai ajudar muito no seu tratamento”, disse Rosângela Martins.

“É bom porque fica próximo a casa da gente e deve diminuir o tempo que ficamos esperando atendimento. É muito ruim ficar andando atrás de hospital, geralmente lotado, e ainda demorar tanto na fila. A UPA vai facilitar a vida de quem precisa de médico, de tratamento”, disse a dona de casa Rosilene Farias, que ao ser abordada pela reportagem estava levando a filha, de 4 anos, com febre, para o hospital.

Morador do bairro e conselheiro do Orçamento Participativo, Libório Lacerda disse que a unidade chega na hora certa. “O Valentina Figueiredo estava precisando de uma UPA, por ser um bairro grande e com uma população carente. Os moradores terão maior comodidade, principalmente maior rapidez no atendimento e no tratamento”, afirmou.

Para a universitária Tamires Fagundes, além da população do Valentina e bairros vizinhos ganharem mais um reforço na área de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento também gera outros benefícios. “A UPA vai ajudar a melhorar a segurança também de toda essa área, que era muito esquisita, principalmente para quem tem que passar no local à noite. Com a UPA funcionando teremos mais gente, mais iluminação e, claro, mais segurança”, ressaltou Tamires Fagundes.

Instalações – A unidade contará com 14 leitos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. No total 300 servidores vão compor os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de diversas especialidades. A obra conta com investimentos de quase R$ 4 milhões, em uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa com o Governo Federal.

Acesso facilitado – Preocupada em garantir maior facilidade e rapidez no acesso à unidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa está pavimentando as ruas no entorno da Unidade de Pronto Atendimento.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado