Folha do Valentina Figueiredo: Luciano Agra inaugura nova Unidade de Saúde do Valentina Figueiredo

0

Os usuários da rede municipal de saúde residentes no bairro Valentina de Figueiredo agora contam com uma nova Unidade de Saúde da Família (USF), com capacidade para atender até 12 mil pessoas. Construída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o novo prédio foi entregue nesta quarta-feira (19), pelo prefeito Luciano Agra, em solenidade que contou com a presença de secretários do governo, técnicos da saúde e moradores do bairro.

A USF Caminho do Sol foi idealizada para receber três equipes do Programa de Saúde da Família, principalmente moradores das comunidades de Santa Bárbara, Frei Damião e do Valentina IV. Os investimentos aplicados pelo município com a obra de infraestrutura e aquisição de equipamentos chegam a aproximadamente R$ 1,1 milhão. “Com as novas unidades, estamos acomodando e recebendo melhor os usuários de outras USFs, além de garantir a estrutura necessária para que o atendimento seja o melhor e mais qualificado possível”, disse o prefeito durante a inauguração.

Na lista de atendimento, serão disponibilizados os seguintes serviços: consulta médica, enfermagem, consulta odontológica, curativos, observação com verificação de sinais vitais, exame de citologia oncótica, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e exames online, vacinação e coleta de material para exames de patologia clínica.

Moradora do bairro há 25 anos, a pensionista Maria José da Silva Ferreira elogiou o atendimento recebido pela equipas do PSF que atuam na região. “Este novo posto foi uma bênção. Era tudo o que a gente precisava”, disse.

Melhorias – Nos últimos dois anos e oito meses de governo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a rede de prédios bem estruturados para acomodar a atenção básica das USFs. No total, foram 11 prédios já construídos no modelo padrão, com acabamento em pastilhas de azulejos e ambientes mais bem projetados.

Segundo dados da SMS, o município conta hoje com 180 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 106 prédios – desses, 64 são próprios da PMJP. A construção das novas unidades está possibilitando melhor acomodação de equipes que atuam em outras USFs; das 180, 122 já estão em novas unidades. As outras 58 se encontram em prédios adaptados, a maioria com construção programada e licitações já realizadas.

“Estamos garantindo com essas obras o compromisso com a responsabilização do espaço de trabalho, que passa a ser o espaço do cuidado com os nossos usuários”, reforma a Diretora de Atenção à Saúde, Tâmara Guedes. Na próxima semana, a Prefeitura de João Pessoa garante a entrega de mais uma unidade, a do Bairro dos Novais, com quatro equipes. Só neste mês, serão quatro novas USFs entregues pelo prefeito Luciano Agra em bairros da cidade.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado