Gira Mundo: Ricardo recepciona estudantes que fizeram intercâmbio no Canadá

0

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na manhã desta terça-feira (7), na Granja Santana, os 50 alunos da rede estadual de ensino que fizeram um intercâmbio no Canadá por meio do programa Gira Mundo. Os participantes desembarcaram na madrugada desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, após um período de cinco meses de estudo e interação com a cultura canadense. O Gira Mundo representa um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões na educação paraibana e também proporcionou o intercâmbio de professores para a Finlândia.

Na ocasião, Ricardo conversou com os alunos e pais dos estudantes que vivenciaram esta primeira edição do Gira Mundo e ressaltou a importância da educação como meio de transformar o futuro dos jovens. “Após este intercâmbio, os estudantes voltaram trazendo uma bagagem cheia de novas experiências. Correu tudo de acordo com as nossas expectativas nessa primeira edição do Gira Mundo. O nosso objetivo era espalhar pela rede de ensino focos de contaminação positiva, ou seja, animar as pessoas para que elas se sintam estimuladas com a educação pública. Para isso, foi preciso inovar e criar novas oportunidades. O Gira Mundo é a realização do sonho de jovens que talvez jamais tivessem a condição de estudarem em outro país. Eu estou muito feliz porque conseguimos, em meio à crise, investir nesse projeto que era um grande desejo meu. Ouvir os depoimentos dos alunos é gratificante porque percebemos nos olhos deles a satisfação que foi participar desse projeto. Isso significa um grande salto para a rede estadual de ensino”, enfatizou Ricardo Coutinho.

Ainda de acordo com o governador, este ano o Gira Mundo será ampliado e também terá edições em países de língua portuguesa e espanhola. “Em 2017, vamos oferecer 100 vagas para estudantes da rede estadual de ensino, as quais serão distribuídas para três países, sendo 50, novamente, para o Canadá, 25 para Portugal e 25 para a Espanha. O Gira Mundo, sem dúvida, melhora a relação entre o estudante e a escola pública, então é algo que merece ser ampliado. E ampliaremos também a edição para os professores, que este ano vai ofertar 40 vagas”, pontuou.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, considerou essa primeira experiência do programa Gira Mundo muito positiva. “Atendemos todas as expectativas e estamos muito felizes com o resultado dessa primeira edição. Os estudantes estão trazendo o aprendizado que tiveram no Canadá para ser compartilhado com os alunos da rede pública. Além disso, também foi muito rico ver a participação dos pais deles neste projeto, inclusive muitos estão aqui com seus filhos. É uma oportunidade única na vida desses jovens. Eles aprimoraram o inglês, conheceram a cultura canadense, se tornaram mais confiantes e isso vai, sem dúvida, ajudá-los no futuro”, observou.
Já o coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, lembrou que todos os estudantes que foram para o Canadá passaram por uma grande seleção, depois tiveram um curso preparatório e, em seguida, as 50 vagas foram preenchidas. “Não foi fácil para os estudantes chegarem até lá, houve um processo seletivo e os selecionados tiveram a grande oportunidade de estudar durante cinco meses no Canadá. Todos foram muito bem recebidos pelas famílias que os acolheram e se destacaram nas escolas canadenses, inclusive, tiveram um grande avanço no inglês. Com certeza, eles estão muito satisfeitos e gratos em ter participado desse programa”, disse.

“Eu sou aluna da Escola Estadual Mestre Julio Sarmento, na cidade de Sousa, e nunca pensei que teria a chance de viajar para outro país. Essa experiência mudou a minha vida e a forma de ver o mundo. Saí da Paraíba muito tímida e lá aprendi que precisava amadurecer e me comunicar melhor para ter mais oportunidades na vida pessoal e profissional. Foi tudo muito bom”, afirmou a estudante Vitória Galdino.

Jeferson Borges tem 16 anos e estuda na Escola Estadual Seráfico da Nóbrega, em São Mamede. Ele afirmou que participar do Gira Mundo foi muito gratificante. “Foi uma experiência ótima, porque tive como absorver vários conhecimentos e conhecer um novo estilo de vida. Nesses cinco meses aprendi muita coisa, não somente na parte didática, mas conhecimentos para toda a vida”, falou.

“Quando chegamos lá foi incrível. Aprendemos mais sobre o inglês, sobre a cultura canadense, além disso, adquirimos experiências a respeito da vida em sociedade. Os canadenses são muito educados e nos acolheram muito bem. Agradeço ao governador por essa oportunidade”, disse Ruan Lafaiete, aluno do Liceu Paraibano, em João Pessoa.

O estudante Jordano Bruno é do município de Sousa e afirmou que a experiência vivida no Canadá é inesquecível. “Eu nunca vou esquecer os momentos que passei lá no Canadá. Conheci muitas pessoas, aprendi uma nova cultura, amadureci como ser humano e melhorei muito meu inglês”, comemorou.

A dona de casa Mirela Lopes é mãe de Jordano Bruno e contou que estava apreensiva em deixar o filho viajar sozinho para o Canadá, mas com o tempo percebeu que a experiência foi importante para a evolução do jovem. “Ele ficou longe de mim, pela primeira vez, então bateu aquela insegurança. Porém, com o passar dos dias, percebi que ele estava bem cuidado e gostando de conhecer a cultura do Canadá. Sempre falava com Jordano pela internet e acredito que o Gira Mundo trouxe muito crescimento para o meu filho”, afirmou.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado