João Pessoa está entre as cidades que mais utilizam o serviço do Telessaúde

0

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde concluiu que no ano de 2016, entre os 1237 municípios atendidos pelo programa Telessaúde, João Pessoa é a 10° cidade que com maior número de teleconsultorias síncronas, realizadas através do canal 0800, do País.

No Ranking a cidade está atrás apenas de municípios do Rio Grande do Sul, estado que instituiu o programa, e é a segunda Capital do País estando à frente de cidades como Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

O programa Telessaúde é utilizado por médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família e funciona como uma ‘segunda opinião especializada’ sobre as demandas encontradas por esses profissionais durante o trabalho, seja sobre procedimentos clínicos ou dúvidas do processo de trabalho e gestão em saúde.

“O telessaúde é uma forma de diminuir a quantidade de encaminhamentos, muitas vezes desnecessários, para a atenção especializada, dando maior resolutividade às demandas na atenção básica”, explica o coordenador do núcleo do Telessaúde de João Pessoa, Thiago Cavalcanti.

Para Thiago, a posição da cidade no Ranking demonstra a confiança dos profissionais de saúde da Capital no trabalho do núcleo do telessaúde em João Pessoa. “Temos uma equipe multiprofissional especializada e capacitada para orientar e tirar possíveis dúvidas, além de emitir opiniões cientificas nos casos que surgem”, explica o coordenador.

A consultoria ao Telessaúde pode ser feita de forma síncrona, através do canal 0800, com resposta imediata, quanto de forma assíncrona, com a teleconsultoria realizada por meio de mensagens no site e com respostas em até 72h.

Para o profissional médico ou enfermeiro ter acesso à teleconsultoria do programa é necessário estar cadastrado. Atualmente, o núcleo do telessaúde de João Pessoa possui aproximadamente 600 profissionais cadastrados de 192 equipes de saúde da família.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado