No Dia Internacional da Mulher, Ortotrauma leva serviços à comunidade

0

Por Thadeu Rodrigues

Nesta quarta-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) levou diversos serviços de saúde para as mulheres que integram a Associação dos Moradores do Prosind de Mangabeira. O evento contou com palestra sobre primeiros socorros, aferição de pressão, orientações sobre câncer de mama, realização de exames de sangue e diversos serviços de beleza.

A aposentada Bernadete da Costa participou do evento e aproveitou para verificar suas taxas. “Com a coleta de sangue eu vou saber como estão minhas taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia. Agora que fiz o exame, vou aproveitar para tomar este café que foi preparado para nós”, conta entusiasmada.

Já a dona de casa Francilene Maciel assistiu atenta às orientações sobre o autoexame da mama. “Eu já realizo o autoexame, mas sempre é bom ter mais informações sobre o tema para saber se estamos fazendo da maneira correta”, destaca ela.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, afirma que a gestão está buscando se aproximar da comunidade e perceber suas demandas. “Hoje abordamos sobre como proceder em casos de acidentes, queimaduras e parada cardíaca, e a população interagiu bastante. Estamos num processo de educação em saúde, que é uma nova forma de pensar a saúde, buscando a qualidade de vida”, afirma a gestora.

A Associação viabilizou diversos serviços de beleza às participantes. A coordenadora social, Leonora Ribeiro, fala que a parceria com o Ortotrauma evidencia que há respeito à comunidade. “Estamos muito felizes com este diálogo, que gera uma relação mútua de confiança, e esperamos novas oportunidades de estarmos juntos”.

Funcionárias – No turno da tarde, as festividades ocorreram no Complexo Hospitalar de Mangabeira para servidoras, pacientes e acompanhantes.  Houve um momento de relaxamento com a fisioterapeuta Raquel Vasconcelos e a realização de serviços de beleza – maquiagem, limpeza facial, manicure, corte e escova – por profissionais da Associação do Prosind e por funcionárias da unidade hospitalar.

Noeli Marques, que trabalha na higienização, aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo. “Eu estava sem tempo para ir ao salão de beleza, mas agora ajeitei o visual”. Para ela, eventos deste tipo mostram o cuidado da gestão com o servidor.

A direção do Ortotrauma homenageou as 20 funcionárias mais antigas da Saúde municipal e que estão trabalhando na unidade hospitalar. A mais antiga é Maria de Fátima de Almeida, que trabalha na Farmácia e está há 42 anos na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ela precisou se afastar por problemas de saúde, mas disse estar muito feliz ao participar do evento e encontrar suas amigas de trabalho, principalmente Elizabeth de Lima (39 anos de serviço) e Eliane Macedo (38). Para elas, o ambiente de trabalho também representa uma família.

“Nós só temos a agradecer à equipe pela qualidade do trabalho realizado. Preparamos uma homenagem às funcionárias mais antigas, agraciando-as com o diploma de Mulher do Ano Ortotrauma, mas nosso agradecimento se estende a todas as que se dedicam ao seu trabalho”, afirma a diretora-geral Fabiana Araújo.

Fonte: PMJP

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado