PMJP promove ações de saúde para mães e bebês da região do Alto do Mateus

0

Por Carolina Queiroz

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está promovendo, desde a última segunda-feira (22),  uma série de ações voltadas para mães e bebês de diversas regiões da Capital. O evento desta quarta-feira (24), realizado na Unidade Saúde da Família (USF) Nova Conquista, no Alto do Mateus, fez parte das atividades da ‘Semana do Bebê’, que é uma realização conjunta das secretarias de Saúde (SMS) Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação de Cultura (Sedec).

Até sábado (27), as atividades também nos CRAS, Creis e escolas de João Pessoa oferecerão uma ciranda de serviços que varia entre atividades de orientação e promoção à saúde do bebê, com práticas integrativas, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, além das atividades orientadas por educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, teste da liguinha, ludoterapia e palestras sobre saúde mental na infância e na gestação e cuidados na amamentação.

Na Unidade de Nova Conquista, no Alto do Mateus, os moradores da região tiveram acesso à auriculoterapia para gestantes, demonstração de shantala com fisioterapia e palestras sobre direitos da gestante, primeiros socorros à crianças e prevenção de acidentes domésticos.

Segundo a gerente de Saúde da USF, Maria Fátima da Silva, a intenção é promover os cuidados da primeira infância e o incentivo ao aleitamento materno. “Nossa programação conta com atividades de orientação e promoção à saúde do bebê. Discutimos sobre os cuidados com o desenvolvimento dos bebês desde a gestação, além de orientar e prestar assistência às famílias”, destacou.

Vínculo afetivo – A universitária Ana Paula Maradei, mãe da pequena Olívia, de 1 ano, durante a oficina de de shantala, aprendeu sobre a importância de estreitamento do vínculo com o filho. “A participação das mães na Semana do Bebê é importante para o aprendizado de inúmeras questões, além da alimentação e cuidados com a saúde do bebê. O afeto, o tempo que eu passo com minha filha é muito importante para o desenvolvimento dela”, comentou.

Aleitamento materno – Ainda dentro da programação, foi ministrada uma palestra sobre a importância do aleitamento materno. De acordo com a nutricionista Lidiane Silva, o leite materno deve ser alimento exclusivo para crianças de 0 a 6 meses de idade. “O aleitamento materno tem livre demanda, a criança pode mamar na hora que ela quiser, na hora que ela chorar e não tem quantidade. A partir dos 6 meses pode haver a alimentação complementar”, explica a nutricionista.

O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação deva ir até os dois anos de idade. A criança que mama até essa idade é imunologicamente saudável, pois o leite materno contém imunoglobulinas que são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Além de ser completo nutricionalmente, uma das vantagens do aleitamento materno é a aproximação da mãe e do filho. O ato de amamentar aumenta o vínculo com da mãe com o bebê.

Saúde da Criança – Para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a Saúde da Criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado