Prefeitura apresenta plataforma eletrônica que irá auxiliar o gerenciamento das escolas

0

Por Carolina Queiroz / Fonte: PMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), apresentou a ferramenta virtual que servirá de auxílio na gestão de suas redes e sistemas de ensino, a plataforma Conviva Educação, do Ministério da Educação (MEC). A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na Sala de Convenção 1, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

Segundo a secretária de educação do município, Edilma Ferreira, ferramentas como estas são essenciais para gestores. Elas são fontes de informações que contribuem para o planejamento, a implementação e a gestão das políticas públicas educativas.

“As equipes que assumiram recentemente as secretarias municipais de Educação precisam compreender o contexto para fazer um planejamento adequado. A realidade atual nas prefeituras é de contenção orçamentário-financeira devido à crise econômica, entretanto, os desafios da Educação são grandes e urgentes”, destacou Edilma.

A gestora informou ainda que, por meio desse portal, os coordenadores da Secretaria de Educação de João Pessoa e outros dirigentes municipais poderão acompanhar, por exemplo, como está a infraestrutura das escolas, o cardápio oferecido diariamente nas unidades, quadro de funcionários, cadastro dos alunos, rota do transporte escolar, Plano Municipal de Educação (PME) e calendário escolar, entre outros itens, gerando consequentemente um memorial da gestão.

Para Emerson Nóbrega, representante da Conviva, é importante para os gestores terem à disposição um portal que reúne, gratuitamente, ferramentas fundamentais para a administração das redes de ensino. “Através de um conjunto de informações, ferramentas e da estruturação de processos de apoio, o Conviva Educação fornece conceitos, dados e ferramentas que orientem a administração das Secretarias Municipais de Educação, com foco na eficácia da aprendizagem dos alunos”, frisou.

Foto: Rafael Passos-Secom/JP

Plataforma Conviva Educação –  O projeto nasceu a partir da união de esforços entre 11 institutos e fundações, tendo o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Em 2013, a plataforma virtual gratuita Conviva Educação foi criada para apoiar os dirigentes e as equipes técnicas na gestão das secretarias municipais de educação.

Quem pode se cadastrar? – Podem se cadastrar na plataforma os dirigentes municipais de educação e os técnicos das secretarias. Ao se cadastrar na plataforma, os usuários têm acesso a conteúdos informativos e formativos, com notícias, textos e vídeos baseados em legislações e constantemente atualizados, contribuindo para a qualificação da equipe e tomada de decisões na secretaria.

Para os gestores que assumiram a secretaria municipal de educação este ano e ainda não conhecem a plataforma e suas ferramentas, a equipe do Conviva Educação preparou um vídeo que apresenta os objetivos e as funcionalidades.

Para ter acesso ao conteúdo do Conviva Educação é preciso estar vinculado a uma secretaria municipal de educação e ser devidamente cadastrado na plataforma.

Presenças – Estiveram presentes representantes das 1ª Regional de Ensino: os municípios de João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado