Prefeitura inicia programação da Semana Municipal de Transparência Pública nesta segunda-feira

0

Por Luiz Carlos Lima / Foto meramente ilustrativa (site)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Transparência Pública (Setransp), inicia, nesta segunda-feira, 13, a programação da Primeira Semana Municipal de Transparência Pública. O evento acontece até a sexta-feira, 17, e terá, durante a programação, a realização de oficinas, palestras, mesas redondas e capacitações. A realização do evento é uma parceria da PMJP com o Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante os dias do evento, haverá na programação uma série de debates cujo principal objetivo é discutir os mecanismos de controle da gestão municipal.  O publico alvo da Semana Municipal de Transparência Pública são servidores públicos da área administrativa e orçamento, além de estudantes de diversos cursos como Gestão Pública, Contabilidade, Direito, Comunicação Social e Tecnologia da Informação.

A primeira edição da semana tem como tema ‘A gestao publica e a consolidação dos instrumentos de transparência de combate à corrupção’. A abertura do evento está programada para às 9h, no Paço Municipal, no Centro. Haverá uma mesa redonda formada por representantes da Setransp, Ouvidoria da PMJP, UFPB e do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).

Palestra – no segundo dia do evento, na terça-feira, 14, haverá uma palestra cujo tema é ‘A internet como instrumento de transparência e combate à corrupção na gestão publica’. As inscrições para o evento podem ser realizadas no portal da transparência da PMJP a partir desta terça-feira, 7.

Os participantes receberão certificados de participação. O evento acontece a partir das 15h no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, no Jardim Cidade Universitária.

Destaque – A gestão do prefeito Luciano Cartaxo foi destaque duas vezes consecutivas em rankings de transparência. Por duas vezes obteve nota 9,9 – em uma escala de 0 a 10 – em avaliações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Destacar-se na transparência pública tem sido uma constante para a PMJP. Os mecanismos adotados vêm ajudando no fortalecimento dessa cultura. É aí que a Capital já é exemplo através da prestação de serviços por meio da Secretaria de Transparência Pública. A cidade foi a segunda do Nordeste a regulamentar a própria Lei de Acesso à Informação. Trata-se da Lei Municipal Nº 12.645/2013, que dispõe sobre a política municipal de transparência e acesso à informação.

Programação completa do evento

Segunda-feira (13)

9h – abertura do evento – Paço Municipal

Mesa redonda formada por representantes da Setransp, Ouvidoria da PMJP, UFPB e do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).

Terça-feira (14)

9h – Secapro (Av. Beira-Rio)

Capacitação sobre o Sistema de Informação ao Cidadão

14h – Auditório 211 do CCSA (UFPB)

Palestra: ‘a internet como instrumento de transparência e combate à corrupção na gestão publica’

Quarta-feira (15)

9h – Estação da Artes

Primeiro encontro técnico de controle interno da PMJP

Sexta-feira (17)

Encerramento

Fonte: PMJP / Foto meramente ilustrativa.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado