Prefeitura reúne professores para esclarecer boatos sobre os ajustes do PCCR da categoria

0

Respeitando o cidadão, o servidor e o dinheiro público, prezando pela transparência administrativa e incentivando a participação de todos na gestão, a Prefeitura de Lagoa Seca realizou na manhã desta terça-feira (09), no auditório do Convento Ipuarana, uma reunião com os professores do município para esclarecer dúvidas sobre os ajustes aprovados para o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) dos professores da rede municipal de ensino. Cerca de 200 pessoas participaram da reunião, dentre professores da rede e diretores de escolas.

Além dos professores e gestores de educandários, participaram da reunião o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, o secretário municipal de educação, José Valter Costa, a secretária de administração, Aparecida Santos, vereadores do município e coordenadores de ensino.

Conforme o secretário de educação de Lagoa Seca, muita polêmica se criou em torno dos ajustes feitos aos PCCR, mas tudo por conta de interpretações erradas. “Não foi retirado nenhum direito dos professores e isso precisa ser esclarecido de uma vez por todas. Interpretações erradas estavam gerando grande polêmica, mas com esse encontro esperamos que as dúvidas tenham sido extintas”, declarou José Valter Costa.

A secretária de administração, Aparecida Santos, lembrou que a gestão sempre zelou pela transparência e diálogo para fazer os ajustes ao PCCR. “O processo de negociação com a categoria começou em fevereiro, respeitamos o tempo que nos feito solicitado para estudo das propostas que apresentamos. Nada foi feito às escondidas, foram vários encontros e ainda assim a gestão foi acusada de não dialogar com a categoria, então novamente convocamos os professores, desta vez para esclarecer o que já foi aprovado, e pôr fim aos boatos e interpretações erradas sobre o PCCR da educação”, frisou a chefe da pasta.

O prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, destacou o compromisso da gestão com o dinheiro público e explicou a necessidade do ajuste ao PCCR. “O ajuste realizado, além de ser uma exigência nacional, precisava ser feito para adequar a realidade atual do município. O nosso respeito com o dinheiro público é primordial, se o ajuste não fosse feito agora, num futuro não muito distante, teríamos problemas para honrar compromissos e para fazer investimentos na cidade nas mais diversas áreas. Estamos planejando o futuro e isso é fazer gestão. Em tão pouco tempo à frente da prefeitura já fizemos muitas coisas, apesar das inúmeras dificuldades encontradas e, isso só tem sido possível por conta do planejamento”, enfatizou o chefe do executivo municipal.

Fábio Ramalho ainda lembrou que a categoria recebeu reajuste, mesmo diante das dificuldades financeiras em que se encontra o município. “Os números não mentem. Os recursos do FUNDEB não estão sendo suficientes, mas mesmo assim concedemos reajuste salarial aos professores e, no momento que a situação financeira do município melhorar, iremos sim conceder mais benefícios. Os ajustes realizados ao PCCR consideram a realidade deste momento, se tudo melhorar voltaremos a discutir o PCCR, pois ele deve considerar a realidade financeira do município”, destacou o prefeito.

Antes da aprovação do novo plano, a prefeitura realizou duas grandes reuniões com a categoria, sendo a primeira no dia 06 de março no convento Ipuarana que, contou com a participação de cerca de 250 profissionais da área. A segunda reunião ocorreu no dia 22 de março na sala de reuniões do posto de saúde Inácia Leal, onde em seguida foi formada a comissão que revisou o PCCR, além disso, realizou também outros encontros entre o prefeito e os coordenadores da comissão formada pelos servidores. A própria comissão, chegou a cancelar formalmente uma Audiência Pública que foi solicitada na Câmara Municipal, para discutir os ajustes propostos pelo Poder Executivo do município.

Após a aprovação, realizada no dia 25 de abril do corrente ano, já foram realizadas duas reuniões com a categoria. A primeira, ocorreu na Câmara de Vereadores no último dia 03 de maio com os gestores das escolas e outra, realizada hoje com os professores da rede.

Fonte recebida por e-mail: Departamento de Comunicação e Marketing

Prefeitura de Lagoa Seca/PB

Assessoria de Imprensa

Contatos: (83) 99154-8142/98181-7031

Facebook Oficial: www.fb.com/lagoasecapb

Instagram Oficial: @lagoasecapb

E-mail: decom@lagoaseca.pb.gov.br  

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado