Sessão especial da ALPB destaca importância da Funetec para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão na Paraíba

0

A história e os 20 anos de atuação da instituição de apoio ao Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Fundação de Educação Cultural e Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB) foram debatidos nesta quinta-feira (27), durante sessão especial da Assembleia Legislativa. Durante boa parte da manhã e começo da tarde, deputados, dirigentes e ex-dirigentes, além de funcionários e professores se revezaram na Tribuna, enaltecendo a importância da instituição que é a principal responsável por desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão junto ao IFPB, além de entidades públicas e privadas. O deputado estadual Jeová Campos (PSB), autor da propositura, presidiu os trabalhos que foram secretariados pelo deputado João Bosco Carneiro.

            Logo após ser composta a mesa de autoridades, que incluiu o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, o reitor do IFPB, Cícero Nicácio, o fundador da instituição, Almiro de Sá, o funcionário Júlio César, que representou os colegas, e o superintendente dos Correios na Paraíba, José Pereira, que na ocasião fez o lançamento do selo comemorativo de 20 anos da Fundação, foi cantado o Hino Nacional. Em seguida, o deputado Jeová Campos justificou sua iniciativa. “Não poderia deixar de homenagear uma instituição tão importante para o nosso estado e que presta um serviço fundamental na formação de nossos jovens, especialmente, os mais carentes, que têm através da Educação, do saber, a possibilidade de ascender na vida e se tornarem cidadãos reconhecidos e valorizados”, destacou o parlamentar.

           O superintendente da Fundação, Anselmo Castilho, falou em seguida destacando os diferenciais da instituição e os desafios que ele enfrentou para que a Funetec chegasse aos 20 anos com o equilíbrio que ela merece ter. “A Funetec completa duas décadas de atividades entregando para a sociedade paraibana dois laboratórios, um em João Pessoa e outro em Sousa, com equipamentos de ponta, anunciando o lançamento de 10 mil cartilhas e 10 mil CD’s sobre um projeto de Educação Ambiental desenvolvido em Cajazeiras, Monteiro e Cabedelo, sobre o uso correto das águas, com equilíbrio em suas contas e muitas ações desenvolvidas com sucesso e projetos em prospecção, de forma que temos muito que comemorar”, disse Castilho, agradecendo a iniciativa da ALPB em homenagear a instituição.

O deputado Jeová Campos, na ocasião, lembrou que, recentemente, foi promulgada a Lei Nº 3.368, que tornou a Funetec uma entidade de interesse público e transmitiu uma mensagem do governador Ricardo Coutinho, onde o chefe do executivo estadual parabenizava a instituição e falava de sua satisfação em assinar o ato que tornou a entidade de interesse público no começo de abril deste ano.

O reitor do IFPB, Cícero Nicácio, também agradeceu a iniciativa de Jeová e a homenagem da ALPB. “Essa sessão está sendo muito importante para nós, pois, estamos tendo a oportunidade de difundir e dimensionar a grandeza da Funetec, uma instituição que junto com o IFPB, ajuda a mudar a realidade de muitos paraibanos, através da Educação, Pesquisa e Extensão e do ensino científico e tecnológico”, disse ele, lembrando o legado do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que ampliou, segundo o reitor, a rede cientifica e tecnológica do Brasil, através dos Institutos Federais de Educação, de 150 unidades, para as atuais 644. “Na Paraíba, eram apenas três unidades, uma em João Pessoa, a mais antiga, outra em Cajazeiras e também em Sousa. Graças aos governos Lula, hoje são 21 unidades, que atendem 28 mil estudantes somente na Paraíba, sendo 78% deles com renda familiar muito baixa”. destacou o reitor.

A Funetec presta relevantes serviços à Paraíba, através da promoção de cursos, consultorias, eventos, congressos, incluindo ações ligadas ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. “É uma instituição importante, mas que se houve falar pouco dela e de seus relevantes serviços. Creio que essa sessão especial cumpriu bem seu objetivo que foi além de homenagear a instituição dar uma maior visibilidade ao grande trabalho desenvolvido por ela ao longo destas últimas duas décadas”, disse Jeová. Os deputados Jandhuy Carneiro, Tovar Correia Lima e João Bosco também enalteceram a importância do trabalho da Fundação. O Colaborador Júlio César Diógenes falou em nome dos colegas e destacou o orgulho de integrar a equipe da instituição. Nessa mesma linha foi a fala do professor Guilherme Gomes que foi homenageado com o troféu de 20 anos da Funetec. No final, foi servido um coquetel de congraçamento com todos os presentes.

Fonte: News Comunicação (Recebido por e-mail)

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado