PMJP: Vice-prefeito prestigia apresentação da Paixão de Cristo encenada por jovens do SCFV

0

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (12) a apresentação da encenação da Paixão de Cristo realizadas pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. O projeto, que integra as ações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), busca estimular, através das artes e cultura, as relações sociais, elevar a autoestima e fortalecer o sentimento de pertencimento deles com a comunidade e família.

As crianças e adolescentes que participaram da apresentação são acolhidas por 12 Crais em toda a Capital e estão em situação de vulnerabilidade. Para o vice-prefeito, Manoel Junior, os serviços oferecidos pela PMJP têm um cuidado especial com a população. “Este momento de hoje é resultado de um trabalho trimestral no qual as crianças puderam participar de oficinas de aulas cênicas, de figurino, de oratória, como parte de um acompanhamento pedagógico e de inclusão. Estas crianças estão hoje mais felizes, inseridas na comunidade e no seio familiar”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes) da PMJP, Eduardo Pedrosa, destaca o fortalecimento do vínculo social das crianças e adolescentes com a sociedade. “Nós vamos amparando essas crianças através da arte e da cultura. Estamos com vários profissionais há mais de um mês para trazermos esse espetáculo muito bonito e resgatar a alegria e a autoestima desses jovens”, afirmou.

Desde o mês de janeiro, já na colônia de férias oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, o projeto vem sendo desenvolvido nos Cras como um momento de interação e convivência.

O serviço – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é resultante do reordenamento disposto na Resolução CIT nº 01, de 21 de fevereiro de 2013, que unificou os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Programa ProJovem Adolescente e Programa de Atendimento em Grupos para Pessoa Idosa. Trata-se de um serviço socioassistencial e socioeducativo, em que se propõe prestar apoio efetivo à família, através da inclusão em programas de transferência de renda e na rede de serviços para acessar os direitos básicos de cidadania.

Esta foi a primeira vez que as crianças encenaram o espetáculo que marca a Semana Santa. Mas eles também já começaram a trabalhar com a temática do São João, quando terá uma nova apresentação. A ação faz parte do calendário temático da Diretoria da Assistência Social (Das), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O elenco é formado por 100 personagens dirigidos pelo ator Adilson Lucena (Palhaço Pipi). O figurino foi cuidadosamente preparado pelo ator Vitor Blam, que também é assessor da Proteção Social Básica (PSB), responsável pela execução do Serviço.

A diretora Ana Carla França, da DAS, informa que os adolescentes e adultos são vinculados a cinco comunidades dos serviços desenvolvidos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A encenação também contou com a participação do Coral da Terceira Idade Arco Iris, de Mangabeira.

Fonte: PMJP

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado