Vigilância Ambiental realiza nesta terça ação de combate ao Aedes no bairro do Bessa

0

Por Rebeka Paiva

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta terça-feira (07), uma ação no bairro do Bessa de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação acontece em parceria com a Unidade de Saúde do bairro e a concentração será as 7h30 na Integração do Bessa, com saída às 8h.

A atividade contará com a participação dos agentes de endemias, além de agentes de saúde e profissionais da USF que farão a fiscalização dos ambientes, visitas às casas e orientação aos moradores sobre prevenção no controle do Aedes aegypyti. O trabalho também inclui a eliminação de criadouros e aplicação de praguicidas onde houver necessidade.

“Estamos dando sequência ao nosso calendário de ações, realizando mais uma atividade preventiva e educativa ao mosquito com a população, desta vez em parceria com a equipe de Saúde da Família do bairro. Uma ação conjunta que terá em média 30 profissionais espalhados pelo bairro para ofertar um melhor serviço à população”, explica Nilton Guedes.

Serviço – A população pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito. Basta ligar para os telefones 0800-282-7959 e 3214-5718, ou ainda enviar um e-mail para coessmsjp@gmail.com.

Ciclo de vida – O Aedes aegytpi prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver até 450 dias nesse local. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos. O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias, mas o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

Fonte: PMJP

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Copyright © 2003 - 2017 - Portal Folha do Valentina Notícias - Rádio, TV Jornal Jampa Notícias - TV JAMPA - Petrúcio Prado