Um recém-nascido, filho da Sra. Aparecida Lima, que está sob os cuidados da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, e que precisava colocar um traqueostómo e passar por uma gastrotomia pôde fazer os procedimentos sem ter que ser transferido para João Pessoa. Isto porque, nesta quinta-feira (11), os procedimentos foram feitos na unidade, de forma pioneira, já que essa foi a primeira cirurgia pediátrica realizada pela unidade, desde sua fundação, em 1971. A Maternidade de Patos integra a rede estadual de saúde.
De acordo com o diretor geral da Maternidade, o pediatra, Dr. Umberto Marinho Júnior, a partir de agora, a unidade está apta a realizar esse tipo de procedimento. “A cada dia a unidade tem avançado no sentido de dar todo o suporte necessário aos recém-nascidos e a realização desta primeira cirurgia pediátrica é um destes avanços”, destaca o médico, que é o primeiro pediatra a dirigir a Maternidade.
Ainda segundo Dr. Umberto, o procedimento era necessário porque a criança não podia continuar entubada por muito tempo e precisava ter preservado suas vias áreas. Já a gastrotomia era necessária porque a criança não tinha a capacidade de se alimentar sozinha e com a sonda que foi implantada no seu estômago esse processo passou a ser realizado, favorecendo a qualidade de vida do lactente.
A cirurgia foi feita ontem (11), no Centro Cirúrgico da unidade, pelo cirurgião pediátrico, Dr. Roberto Menezes, com apoio da pediatra auxiliar, Dra. Vandezita Mazzaro, com aporte do anestesia, Dr. Távio Leal e da enfermeira Allana Azevedo.
Fonte: Enviado por e-mail News Comunicação, por Eliane sobral.