Entre as ações alusivas à campanha do Outubro Rosa, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, incluiu um ciclo de palestras para conscientizar suas pacientes e acompanhantes sobre os cuidados preventivos para evitar ou identificar precocemente casos de câncer de mama e útero. As palestras, realizadas por profissionais e alunos dos cursos da área de saúde da Faculdade Integradas de Patos (FIP) começaram na semana passada e continuaram essa semana em todos os alojamentos.
“Durante as abordagens, nós mostramos a importância do autoexame, da realização dos exames preventivos, a exemplo do citológico, da ultrassonografia e mamografia, dando ênfase ao autoexame, explicando o quanto é importante a realização destes procedimentos para, se for o caso, diagnosticar o câncer em seu estágio inicial, quando as chances de cura são muito altas”, explica a enfermeira Helen Maria, professora do curso de Enfermagem da FIP, que junto com seus alunos foi a responsável pelas palestras na semana passada. A mesma ação, que incluiu a distribuição de material educativo e laços cor de rosa, se repetiu essa semana, desta vez, com a professora Thoyama Félix e seus alunos do curso de Enfermagem.
Como faz todos os anos, a Maternidade se engaja à campanha Outubro Rosa com várias ações. Este ano, além das palestras nos alojamentos, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou uma palestra para seus profissionais com o mastologista, Thiago Pereira Alencar, no dia 09 e está realizando mamografias para as funcionárias e parentes próximos. Esse exame, que acontece cotidianamente na unidade, se intensifica com a programação do Outubro Rosa.
No próximo sábado (28), a Maternidade se integra a programação do Centro de Oncologia de Patos e participada Corrida e Caminhada pela vida, organizada pelo grupo ‘Amigas Viva a Vida, que começa às 15h, com concentração no terreiro do Forró, seguindo pelas principais ruas o centro da cidade.
Para o diretor geral da maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, o engajamento da unidade nas ações da campanha é um compromisso com a saúde da mulher. “Com essa ação a rede de saúde consegue conscientizar diversas mulheres para a prevenção do câncer de mama e, a partir daí, estimular a realização dos exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores, além de reiterar a importância do autoexame, muitas vezes negligenciado”, afirma o médico. Ele lembra que independente do Outubro Rosa, a Maternidade atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s) na realização de mamografia.
Fonte: Recebido por e-mail: News Comunicação