Por Thibério Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover uma ação para incentivar o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A atividade, voltada para os usuários idosos, acontece neste sábado (7), das 8h às 12h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Funcionários I.
Durante toda a manhã, os usuários terão acesso a palestra sobre a importância do uso da caderneta do idoso; preenchimento completo da caderneta, avaliações bucal, nutricional e fisioterapêutica; dinâmicas de grupo; verificação de pressão arterial e glicemia; auriculoterapia e café da manhã.
A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa tem a finalidade de qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no SUS e funciona como auxiliar no acompanhamento da saúde, sendo utilizada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Com a caderneta, serão registradas e acompanhadas, pelo período de cinco anos, as informações sobre dados pessoais do idoso, assim como suas condições de saúde e seus hábitos de vida.
No primeiro semestre deste ano, a SMS realizou capacitações para os profissionais da rede municipal sobre o uso da caderneta do idoso com o objetivo de prestar melhor assistência a esse público. Foram capacitados profissionais de diversas categorias, incluindo: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.
Saúde do Idoso – O Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi) é referência no atendimento às pessoas idosas e oferece diversas especialidades médicas: angiologia, geriatria, gastroenterologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia e reumatologia. Além do atendimento em fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social e grupos de apoio e convivência.
Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar. São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Fonte: Secom/PB